quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SOBREVIVENTE FALA SOBRE O TRÁGICO ACIDENTE COM AMBULÂNCIA AQUI EM UNIÃO

Rosimar Alves sobrevivente do Acidente

Sobrevivente do acidente de ontem (28) envolvendo um Fiat Pálio que pertence ao S.O. S de União, onde vitimou o motorista e uma mulher grávida que vinha para o trabalho de parto na maternidade local, nos fala do motivo do acidente. 
Por voltas das 9:00 horas desta quarta-feira (29), fui recebido na enfermaria de nº. 17 do hospital de nossa cidade pela senhora Rosimar de Sousa Alves, 38 anos, sobrevivente do acidente. Ela declarou a nossa reportagem que o motivo do acidente foi á velocidade a cima do permitido para uma estrada vicinal que fez o carro sobrar na curva virando em seguida e que ela foi socorrida por alunos que passava no momento do acidente. 
Aproveito o momento para corrigir a matéria portada ontem em que o carro tinha tombado e que uma roda tinha sacado fora.O Fiat modelo Pálio não tombou e nem uma roda sacou fora, na realidade o carro envolvido no acidente já tinha passado por uma revisão, inclusive está com pneus novos. De acordo com o depoimento da sobrevivente e do seu esposo o que realmente aconteceu foi uma falha humana. 
 


Fotos e Texto: Aldo Melo (www.meionorte.com

Gestante foi a óbito


Carro que aconteceu o acidente

TRAGÉDIA COM AMBULÂNCIA ABALA A CIDADE DE UNIÃO

 Chegada dos corpos no Hospital de União

A ambulância do S.O. S de União, modelo Pálio tombou na tarde dessa terá-feira (28), por volta das 17:30 , na estrada de acesso da localidadeMundo Novo, quando se dirigia à localidade Santiago para transportar uma paciente grávida para o trabalho de parto no hospital local. 

Morreu no local do acidente o motorista Raimundo Nonato, conhecido pelo apelido de Bimba , a mulher grávida de nome Maria Edilsa Sousa Maia, de 30 anos, a acompanhante saiu somente com ferimentos leve .Testemunhas declaram que o motivo do acidente foi uma das rodas do carro que sacou fora.

Foto e Texto: Aldo Melo (www.meionorte.com) 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

HINO DE UNIÃO



HINO DE UNIÃO

Tem a música criada por Antonio Carlos Ferreira e Lourival da Silva Lopes e letra também dos mesmos autores.
A execução do hino far-se-á por ocasião do hasteamento da Bandeira nos estabelecimentos de ensino do município, facultada sua execução na abertura das sessões cívicas comemorativas de datas municipais.
A letra do Hino de União leva em consideração os seguintes aspectos:
·         O Rio Parnaíba;
·         A origem da cidade;
·         Os vultos históricos, através do nome de ruas e avenidas;
·         As matas, fonte inesgotável de riqueza.
1.      O Rio Parnaíba
Representa para os unionenses a esperança de dias melhores e de fartura.
2.      Origem da Cidade
União teve sua origem em uma fazenda de gado, denominada Estanhado, no final do século XVIII.
3.      Vultos Históricos
União sempre foi uma cidade influente politicamente. Muitos filhos da terra tornaram-se figuras de destaque da política piauiense. O nome de João do Rêgo Monteiro, Barão de Gurguéia, é o primeiro grande vulto histórico da cidade. Destacaram-se ainda, Benedito José do Rêgo, deputado provincial na época do império; Benedito José do Rêgo Filho, deputado estadual várias vezes e presidente da Assembléia Legislativa. Filinto do Rêgo Monteiro, deputado estadual constituinte, Anfrísio Lobão Veras Filho, prefeito de Teresina e deputado constituinte, Ezequias Costa, deputado estadual e federal; José Raimundo Bona Medeiros, deputado estadual em várias legislaturas e governador do estado (1986). E muitos outros.
4.      Matas
Fonte de riqueza, principalmente as que margeiam o rio Parnaíba. Se utilizados com tecnologia, o desenvolvimento da cidade seria imediato.




HINO DE UNIÃO
Antonio Carlos Ferreira
Lourival da Silva Lopes


União, terra querida.
Do sol tu és irmão,                 (Refrão)
Filha do Parnaíba.
És minha esperança.

Tuas sombrias verdes matas
Até parecem cascatas
Mas são lindas serenatas
Que a natureza criou.

Em cada rua, uma história
Dos vultos sagrados e glória
Que o teu povo heróico
Canta, assim, em teu louvor.

Azula no horizonte
Teu céu como linda fonte
É a natureza criando
Os nossos encantos mil.

Primeiro foste Estanhado
Fazenda antiga de gado.
Hoje tu és União
Pedaço do meu Brasil.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FILHOS DE UNIÃO


Nas minhas andanças em busca da história de União deparei-me, numa das caixas de meu armário, com um texto escrito pelo Unionense José Raimundo Sousa, radialista, escritor. Lembrei-me de um projeto chamado "Coletânea de União". Numa dessas procuras em busca de segredos da história de União, fui convidado pelo autor, José Raimundo, a participar de uma entrevista com um grande filho de União: Marcelino José da Cruz. Vaqueiro, homem reto e de uma belíssima família. Posto abaixo o texto escrito por José Raimundo, cheio de emoção e história. A foto histórica acima retrata bem a luta de Marcelino Teófilo para a realização do Dia dos vaqueiros em União.

COLETÂNEA HISTÓRICA DE UNIÃO




- A VIDA NO CAMPO-

 

Ter a sorte de trabalhar nesta coletânea histórica de União é, de repente, se sentir parte dela, sobretudo quando temos de “esmiuçar” a vida de um homem chamado Marcelino José da Cruz, o Marcelino Teófilo. Queríamos ser impessoais ao máximo, mas esse desejo se desarmou logo nas palavras iniciais, com o tratamento, por ele, de “meu filho” – aliás, sou afilhado, porém bastante para a comoção total. Desculpem-me portanto.

Esse homem teve toda a sua vida recheada de grandes lutas e as enfrentou a todas com altivez. Começou logo cedinho. Mal começa a ver o mundo e já não tem a mãe. Mas segue a vida. Aprende a trabalhar, casa-se em 1944 com a Dona Alzira, com quem teve 14 filhos, 5 homens e 9 mulheres.

A sua inquietude desperta no Sr. Prisco Medeiros o interesse de tê-lo como vaqueiro, na sua fazenda “Canto da Várzea” e lá, Marcelino passa 11 anos.

É convidado pelo Sr. Antonio Medeiros para trabalhar na Fazenda Veneza e aí passa mais 11 anos.

Marcelino sempre foi um trabalhador arrojado. Homem de grandes lavouras, zeloso, mas a lida com o gado foi a responsável pela sua entrada para a história. São tantas as suas proezas como vaqueiro que resolvemos não nos ater tanto nos momentosa picantes da profissão para falarmos mais nas amenidades e, provavelmente, dos seus dias mais difíceis.

Conhecedor profundo da luta pesada no campo ele queria um dia de festa para o vaqueiro nos festejos de São Raimundo Nonato. Este, já existia, mas era pequeno, e Marcelino nunca foi homem para coisas pequenas. Sua idéia encontrou guarida nas ações do Padre Luís de Castro Brasileiro, de quem se tornou amigo. Da conjugação das idéias do vaqueiro e do e do padre surgiu robusta a procissão dos vaqueiros, o dia do vaqueiro os festejos de São Raimundo Nonato, em União.

Marcelino, tão afeito ao trabalho para os outros, quis ter o seu patrimônio. Conseguiu. Comprou as propriedades Prata, São Felipe e Cajazeiras. Desfez-se de uma delas (vendida a Marcos Conde Medeiros). Nas outras ele mantém ainda pequenos rebanhos, suficientes para ir mantendo os gastos com o que precisa.

Quando deixou a Fazenda Veneza, veio morar em União, de onde administra os seus bens no interior. Aqui fixou residência à Rua 7 de Setembro, numa casa bem construída.

Homem de muitos amigos, ele cita nas suas conversas alguns, como: Zezinho Sampaio, Francisco Medeiros, Onofre Rodrigues e tantos outros e se emociona. Lembra dos trabalhos pesados, da luta diária, e se emociona mais ainda.

“Seu” Marcelino vai festejou seus 87 anos dia 13 de Fevereiro (2007), da forma como não gostaria, doente e privado de quase tudo pela doença que lhe incomoda há mais de uma década. No seu leito ele passa o tempo mergulhado nas muitas lembranças, fala de tudo quando chegam visitas, sempre do seu jeito: alegre, reto, objetivo. Me disse que deseja morrer sem dívidas e sem dor (aí ele ri com ironia).

Perguntei a ele sobre uma grande mulher que sempre aparece na vida de um grande homem e ele tentou falar, sorrir e chorar ao mesmo tempo. Apenas ouvi da sua boca a expressão: “Eu era quase menino... tive muita sorte... casei e acertei”. Um aperto na mão dela foi o gesto que veio assim como um carimbo para oficializar aquelas breves e reticentes palavras.

É, a vida é assim. Um homem acostumado a grandes desafios, aos 87 anos enfrentando mais um, para ele o último. De qualquer forma, tudo indica que só resta agradecer a Deus por ter dado a União o homem Marcelino Teófilo.

Quanto à morte... ela é muito boba. Marcelino soube se fazer eterno, imortal, com sua vida de retidão e bravura.










Texto: José Raimundo Sousa


Quero postar um comentário feito aqui sobre esse grande vulto unionense. O comentário é também de um grande unionense: David Barros




"Brigido,ao publicar a historia de vida de seu Marcelino Teofilo,vc resgata nao so a luta de um Homem do campo,mas parte da historia de nossa Uniao e de muitos outros Homens unionenses,q embora anonimos construiram,alicerçaram com suor e as vezes sangue a cidade em q vivemos criando um amalgama indestrutivel com seus carateres e exemplo de verdadeiros Cidadãos.Ha um poema de Brecht,escritor alemao,vc deve conhece-lo q diz:Ha homens q lutam um dia e sao bons.Ha outros q lutam muitos dias e sao muito bons.Outros lutam muitos anos e sao melhores,porem ha os q lutam por toda vida,esses sao os imprescindiveis...Marcelino Teofilo era um desses. "

terça-feira, 21 de setembro de 2010

AABB DE UNIÃO.


Os boatos que percorrem a cidade de União dando conta de que a AABB de União estaria à venda e que o Grupo Carvalho já teria comprado, não procedem. Segundo o gerente de atendimento da agência do Banco do Brasil de União, Edivan Borges, tudo não passa de especulação.
A FENABB - Federação Nacional das AABB's, em comunicado oficial, afirma que a AABB de União jamais poderá ser vendida. Edivan Borges disse ainda que além do Grupo Carvalho, mais três empresas eram interessadas na compra, mas não houve propostas e a mesma foi vetada nacionalmente através da FENABB
" Faremos até novembro a elaboração de um plano de expansão de novos projetos para a AABB de União, com uma reestruturação e ativar de maneira definitiva as atividades no clube. Os sócios e toda a população de União podem ficar tranquilos, pois a AABB é um patrimônio e faz parte da história da cidade de União", disse Edivan ao meionorte.com.
Ele ainda nos informou que está sendo agendada uma visita de membros e técnicos da FENABB à União para vistoria no prédio da AABB, daí o projeto de reativação do clube será iniciado.

Foto e texto: Marcos Moraes (WWW.meionorte.com)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FILHOS DE UNIÃO


O blog parabeniza o Professor Lourival da Silva Lopes pelo lançamento de seu livro
Raízes do meu Ser, cujo tema principal é o amor e a luta pela vida. O livro foi editado pela CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores), Rio de Janeiro. Para adquirir o livro, os interessados deverão entrar em contato direto com o autor, ou ligar para (86)9988-7368.Um grande presente para a cidade de União, nesse seu 157º ANIVERSÁRIO

O livro custa R$ 20,00.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO DE UNIÃO


PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE UNIÃO

DIA - 17 de setembro( SEXTA)

18h - Missa Igreja Matriz

19h30min - queima de fogos

Show Banda "Chililiki"

22h00min - Show com banda "Forro na Veia"

LOCAL: Praça Barão de Gurgueia.

DIA - 19 de setembro (DOMINGO)

Abertura do Campeonato Unionense de Futebol Amador

15h - Liderança x Ininga (Juvenil)
16h - Liderança x Ininga (Adulto)
Estádio Municipal Dr. Segisnando Alencar

Foto e Texto: Marcos Moraes (WWW.meionorte.com)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SISTEMA DE TRANSPORTE SEMI URBANO EM UNIÃO??????


A lei é de autoria da deputada Flora Isabel (PT) que criou o Sistema de transporte Semi-Urbano em 14 municípios, regulamentado através de decreto que foi assinado pelo governador na época Wellington Dias.
Vantagens do Sistema Semi-urbano para usuários: maior acessibilidade de passageiros aos equipamentos ofertados em Teresina; possibilidade de redução substancial nos níveis tarifários praticados atualmente; maior inclusão social de pessoas que atualmente não usavam o sistema por causa do preço da passagem; menor tempo de espera nas paradas de ônibus e ofertas de ônibus em horários regulares do dia e da noite.
Na verdade a única vantagem do usuário unionense nesse sistema só foi na redução da passagem que era de R$ 7,00 e caiu para R$ 4,50. Nossos estudantes e trabalhadores não têm o direito da meia passagem e nem dispõe de horários regulares do dia e da noite como prever a lei que criou o sistema. O último ônibus da Empresa Translopes dona da linha de União sai de Teresina ás 19.00 horas, encerrando suas atividades de transporte.
Para se ter uma idéia a cidade de José de Freitas, tem ônibus saindo de Teresina ás 22:30, onde trabalhadores pagam somente R$ 2,25 e estudantes pagam somente um vale transporte. A empresa São Joaquim que é a titular da linha do município fez a aquisição de três ônibus modelo safanão (2 e 1) que tem capacidade de transportar um maior número de passageiros.
Os estudantes do município de União estão sendo obrigados a alugarem carros particulares para se deslocarem para Teresina por falta do cumprimento da lei do Transporte Semi-Urbano que já vem sendo respeitado em muitos municípios que compõe a grande Teresina, por exemplo: Altos, José de Freitas, Demerval Lobão e Campo Maior.



Foto e Texto: Aldo Melo (WWW.meionorte.com)

sábado, 11 de setembro de 2010

MORRE O POETA POPULAR PEBINHA


Vítima de um infarto do Miocárdio faleceu às 8h10 da manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, em Picos, o poeta popular Antonio de Moura Ibiapina, popularmente conhecido como Pebinha, 84 anos de idade, irmão caçula do escritor Fontes Ibiapina e pai da professora e artista plástica Mundica Fontes.
Segundo o seu neto James, Pebinha era safenado há 22 anos, mas não aparentava apresentar problemas graves de saúde, levava a vida normalmente e mantinha-se sóbrio. Inclusive, na última terça-feira, 7 de setembro, participou do Desfile da Independência em Picos, oportunidade em que foi prestada uma homenagem póstuma ao seu irmão Fontes Ibiapina.
Palmério, um dos filhos de Pebinha, disse que ele acordou cedo como sempre fazia e por volta das 6h30 da manhã sentiu-se mal quando estava sentado em um sofá assistindo televisão, mas foi socorrido, recebeu massagens no peito e recuperou-se. “Logo que eu sai de casa para trabalhar recebi foi à notícia de que ele havia falecido vítima de um infarto”, contou.
O corpo de Pebinha está sendo velado em sua residência, localizada à rua São Sebastião 118, próximo à Câmara de Vereadores de Picos, onde recebe as últimas homenagens dos familiares, amigos e admiradores, dentre os quais poetas, escritores, profissionais liberais e estudantes. A missa está marcada para as 6h30 de amanhã, 11 de setembro, na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e em seguida o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Perfil
Antonio de Moura Ibiapina (Pebinha) nasceu no dia 8 de fevereiro de 1926 na localidade Lagoa Grande, município de Picos. Era o caçula do casal Pedro de Moura Ibiapina e Raimunda Fontes de Moura, de cuja união nasceram quatro filhos, dentre os quais o consagrado escritor piauiense Fontes Ibiapina.
Pebinha era casado com Maria das Neves de Sousa e pai de cinco filhos: Francisco, Catulo, Palmério, Mundica Fontes e Veridiano. Deixa também 8 netos. Também era tio do consagrado artista plástico Tácito Ibiapina.
Poeta popular, Pebinha era um amante das artes e apesar da idade já avançada, acompanhava de perto os eventos culturais da cidade. Sempre ao lado de sua filha Mundica Fontes, prestigiava com freqüência as atividades promovidas pela Academia de Letras da Região de Picos (Alerp).
Fonte: Portal FCS

UM POUCO DE HISTÓRIA III

Foto: Sâmia Menezes

União é realmente conhecido por alguns como a verdadeira cidade do vaqueiro.Segundo o decreto do projeto de lei número sem identificação de 2004 do Sr. Nazareno Fonteles, decretado pelo próprio Congresso Nacional institui o "Dia Nacional do Vaqueiro" a ser comemorado no dia 29 de agosto, pois no estado do Piauí, no dia 29 de agosto de 1944,foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil, que já acontece há mais de 50 anos na cidade de União, município distante a 59 km da capital
Teresina. É a maior festa de vaqueiros do Brasil, contando com a participação,sempre crescente de cerca de mil vaqueiros.No papel da seguinte lei projetada, o Sr. Nazareno Fonteles ressalta a cidade de União de forma carinhosa sobre a questão de o simbolo vaqueiro ser o legítimo representante do folclore nordestino e piauiense. Inclusive aborda no papel que também na cidade de União, cidade natal do Patrono dos Vaqueiros do Brasil, o Vaqueiro José Serafim, no ano de 1984, foi fundada a primeira Associação de Vaqueiros do Brasil, representando um marco na luta dos vaqueiros por justas condições para o trabalhador pecuário, titular, como todos os brasileiros, dos direitos trabalhistas assegurados pelas normas pátrias.
Lembrando que o "Coral dos Vaqueiros de União" encanta o Piauí e boa parte do Brasil por onde passou por resgatar essa cultura que é o grande vaqueiro nordestino. O coral dos vaqueiros da cidade é que faz União ficar conhecida como cidade do vaqueiro.Fundado em 1998, o grupo vem ganhando destaque por retratar o povo nordestino. Começou com 30 vaqueiros de todas as idades,entre vozes masculinas e sanfoneiros,de lá pra cá o grupo vem crescendo e se destacando no Piauí e no Brasil pelo seu trabalho.
O coral de vaqueiros de União já estiveram presentes no Festival de Folguedos no Estádio Alberto Silva (O "Albertão" )em Teresina; também na abertura do Congresso Mundial de Arte Rupestre - Global Rock Art em São Raimundo Nonato;Participou também de um grande evento promovido pelo Governo do Estado e a Câmara Legislativa do Distrito Federal; O Grupo tamém já esteve presente em Brasília. Lembrando que este grupo de União é o primeiro coral de vaqueiros do Brasil. O coral de vaqueiros de União também é destaque no maior portal de vídeos do mundo,no youtube.com,com o grupo de vaqueiros cantando suavemente o Hino Nacional e o Hino do Piauí. É só acessar o site oficial do youtube e na barra de pesquisa procurar pelo vídeo do coral dos vaqueiros de União.

Conheça a lei do projeto do Sr. Nazareno Fonteles decretado em 2004 pelo Congresso Nacional:http://www.camara.gov.br/sileg/integras/235523.pdf

Postado por: Antonio Féliz (http://historiadeuniaopi.blogspot.com/)

CANTOR ZEZO SE APRESENTA EM UNIÃO


O Brasília Bar traz para União neste domingo, dia 12 de setembro, o cantor forrozeiro e seresteiro Zezo em única apresentação. 

Será neste domingo a partir das 16:00h no Brasília Bar, localizado na PI-112(União a Miguel Alves), km-04. 

Cerveja gelada, mulher bonita e os sucessos do cantor Zezo. Agradece a presença de todos, a organização.

Fonte: Marcos moraes (www.meionorte.com)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UNIÃO RECEBE NOVA DELEGACIA


A população de União foi beneficiada com mais uma ação do governo do Estado na área de segurança pública. Uma nova e moderna delegacia de polícia já está funcionando mesmo sem ter sido inaugurada ainda. O importante é a ação do governo em atender os pleitos locais. A construção da nova unidade policial foi um compromisso assumido pelo governador Wellington Dias com o prefeito José Barros e faz parte de um plano de recuperação de todas as delegacias de polícia piauiense implementado pelo governo, por meio da Polícia Civil. O prédio da antiga delegacia enfrentava muitos problemas estruturais e, por isso, a solução foi à construção uma nova sede. Além disso, a nova unidade policial segue o modelo de carceragem reforçada, o local dispõe de sala para o delegado, chefe de investigação, cartório (informatizado) e alojamentos confortáveis para os policiais civis. 

Foto e texto: Aldo Melo (meionorte.com)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

LAVA PRATOS EM UNIÃO


Para não perder a tradição, sempre no primeiro de setembro, logo após os festejos de São Raimundo, existe o famoso "lava prato". Assim é chamado o dia das liquidações nas barracas dos visitantes. A cidade comparece em massa atrás de preços baixos. Roupas, calçados, utensílios domésticos, tudo é vendido pela metade do preço. Os camelôs peregrinos já se preparando para um novo festejo numa nova cidade, e para não ficarem no prejuízo fazem um "queima" de mercadorias. Um verdadeiro shopping ao ar livre. 




Fotos: www.meionorte.com (Marcos Moraes)