sábado, 11 de setembro de 2010

MORRE O POETA POPULAR PEBINHA


Vítima de um infarto do Miocárdio faleceu às 8h10 da manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, em Picos, o poeta popular Antonio de Moura Ibiapina, popularmente conhecido como Pebinha, 84 anos de idade, irmão caçula do escritor Fontes Ibiapina e pai da professora e artista plástica Mundica Fontes.
Segundo o seu neto James, Pebinha era safenado há 22 anos, mas não aparentava apresentar problemas graves de saúde, levava a vida normalmente e mantinha-se sóbrio. Inclusive, na última terça-feira, 7 de setembro, participou do Desfile da Independência em Picos, oportunidade em que foi prestada uma homenagem póstuma ao seu irmão Fontes Ibiapina.
Palmério, um dos filhos de Pebinha, disse que ele acordou cedo como sempre fazia e por volta das 6h30 da manhã sentiu-se mal quando estava sentado em um sofá assistindo televisão, mas foi socorrido, recebeu massagens no peito e recuperou-se. “Logo que eu sai de casa para trabalhar recebi foi à notícia de que ele havia falecido vítima de um infarto”, contou.
O corpo de Pebinha está sendo velado em sua residência, localizada à rua São Sebastião 118, próximo à Câmara de Vereadores de Picos, onde recebe as últimas homenagens dos familiares, amigos e admiradores, dentre os quais poetas, escritores, profissionais liberais e estudantes. A missa está marcada para as 6h30 de amanhã, 11 de setembro, na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e em seguida o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Perfil
Antonio de Moura Ibiapina (Pebinha) nasceu no dia 8 de fevereiro de 1926 na localidade Lagoa Grande, município de Picos. Era o caçula do casal Pedro de Moura Ibiapina e Raimunda Fontes de Moura, de cuja união nasceram quatro filhos, dentre os quais o consagrado escritor piauiense Fontes Ibiapina.
Pebinha era casado com Maria das Neves de Sousa e pai de cinco filhos: Francisco, Catulo, Palmério, Mundica Fontes e Veridiano. Deixa também 8 netos. Também era tio do consagrado artista plástico Tácito Ibiapina.
Poeta popular, Pebinha era um amante das artes e apesar da idade já avançada, acompanhava de perto os eventos culturais da cidade. Sempre ao lado de sua filha Mundica Fontes, prestigiava com freqüência as atividades promovidas pela Academia de Letras da Região de Picos (Alerp).
Fonte: Portal FCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário