quarta-feira, 10 de novembro de 2010

5ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS


A capital do Piauí recebe a 5ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul que em 2010 chega a 20 capitais, quatro a mais que na edição anterior. A programação inicia amanhã e termina no dia 17 de novembro na Sala Torquato Neto com entrada gratuita. 
No evento de abertura, marcada para as 19h30, haverá a exibição de um curta-metragem e do longa “Perdão Mister Fiel” de Jorge Oliveira. Pela primeira vez, um documentário mostra como morreram alguns jovens que se rebelaram contra o terror da ditadura. Entrevistas com trinta personalidades brasileiras, entre presidentes de estados, historiadores, escritores, ex-presos e exilados, contando suas experiências pessoais e analisando o contexto político nacional e internacional que motivou a barbárie da ditadura militar.
Quinta-feira (11) também haverá a inauguração da exposição “A Ditadura no Brasil, 1964-1985” e do “Memorial em homenagem aos piauienses Antônio de Pádua Costa, Antônio Araújo, Veloso e Simão Pereira da Silva”, vítimas da luta contra a ditadura, no Museu do Piauí às 18 horas.
A programação reúne 41 filmes, representando países da América do Sul, são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


Homenagem a Ricardo Darín

Entre os destaques desta 5ª edição da Mostra, está a homenagem ao ator Ricardo Darín, um dos mais populares atores da televisão e do cinema argentino, consagrado com o sucesso popular do longa-metragem “O Filho da Noiva” (de JuanJosé Campanella, 2001). Incluída na programação, a obra, sobre um homem em crise que tenta reconstruir seu passado, foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Ele virá ao Brasil prestigiar a abertura do evento.

Contemporâneos 

A seção traz obras assinadas pelos brasileiros Tata Amaral (com o curta“Carnaval dos Deuses”, parte do longa internacional de episódios ainda inédito“Then and Now - Beyond Borders and Differences”) e Evaldo Mocarzel (“Cinema deGuerrilha”, sobre jovens realizadores audiovisuais moradores de periferia), além de várias produções inéditas no Brasil.


Foto e Fonte: www.portalaz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário