segunda-feira, 26 de abril de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA II


Esta foto pertence ao artista plástico de União, Hermógenes Nascimento Ribeiro. É datada de 1943. Exatamente nos anos finais do Estado Novo. Ao fundo, percebe-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios ligeiramente diferente da arquitetura atual, principalmente a parte superior da frente, entre as duas torres, e a cúpula, em forma de cone. Já se passaram sessenta e sete anos, de lá para cá, mas percebemos que o relógio já existia do lado direito, como ainda hoje. O registro é histórico e serve para resgatar um pouquinho da nossa história, da nossa memória. 


Do lado direito da foto, a quarta pessoa, de terno branco, é o coronel Filinto Rego que governou o município na época do Estado Novo, como interventor, no período de 1937 a 1945.


É importante registrar também, conforme se pode perceber na segunda fila dos que estão em pé, a presença de muitos vaqueiros. O chapéu de couro identifica cada um deles. Isto comprova que a foto foi tirada, no dia 29 de agosto de 1943, reservado aos vaqueiros, no tradicional festejo de São Raimundo Nonato. 


Ainda como registro, à frente, está a banda de música e, no alto, à esquerda, de roupa clara, provavelmente branca, o coral da igreja, muito provavelmente tendo à frente a jovem musicista Mundica Ferreira.


Um outro fato me chamou a atenção na foto: não havia o pequeno monumento do Cristo, com os pés sobre o mundo, como hoje. Havia apenas um Cruzeiro à frente da Igreja.


Fonte: Professor Lourival Lopes

Um comentário: