terça-feira, 13 de abril de 2010

ASSOREAMENTO DO RIO PARNAÍBA



O Parnaíba é considerado o maior rio do Nordeste, levando em conta que ele nasce e deságua na região. Outros rios são maiores em extensão, como o `Velho Chico` (rio São Francisco) mas nasce na região Sudeste e só depois chega ao Nordeste. O rio Parnaíba é de vital importância para o Piauí, além de abastecer todo o estado é também o divisor natural que separa de norte a sul o Maranhão do Piauí. O Rio Parnaíba, na fronteira entre o Maranhão e o Piauí, já foi, no passado, um grande canal de transporte, usado por grandes barcos a vapor. Hoje, porém, sofre com o assoreamento, a poluição e o desmatamento de suas margens. Quem mais sofre com o estado agonizante do rio é a população ribeirinha.. Após navegar quilômetros pelo rio, muitos se queixam: "Não tem uma piaba. Não consegui nada. Assim fica difícil arrumar a alimentação".
Segundo Adeotado Salviano, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a situação é agravada pela desertificação das regiões agrícolas próximas ao rio e o desmatamento de 800 mil hectares de mata ciliar, nas suas margens. Para o professor, a situação só será resolvida com uma união entre os Governos Federal e Estadual do Maranhão e do Piauí.
Aqui em União a situação não é diferente de todo o seu leito, principalmente na zona urbana. Pela foto de satélite (Google earth) vê-se claramente a real situação. De margem a margem são 690 metros (Cais-PI até Porto-MA), o banco de areia visto já compromete mais de 53%. Até quando o Rio vai suportar tamanho descaso? Até quando os projetos para revitalização de suas margens vão ficar só no papel. É preciso urgentemente um trabalho de conscientização, para que imagens como essa (foto abaixo) não fiquem só na memória.



4 comentários:

  1. Muito bom. cada vez que alguém abre uma pagina, em qualquer lugar, para falar de União, isso é bom, muito. Parabéns, e não pare.

    ResponderExcluir
  2. Quanto orgulho tenho de vc... sentia falta do teu olhar sobre União. Que Deus te abençoe! Viva nossa terra.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigos! Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito desse texto de voces.
    Eu estou me formando em Licen. em Biologia pelo IFPI Campus Floriano.
    Meu TCC: ALTERAÇÕES BIÓTICAS E ABIÓTICAS QUE OCORREM NO RIO PARNAÍBA.
    gostaria da ajuda de vocês nesse meu trabalho...
    Aguardo contato.
    danielasaraiva2009@bol.com.br

    ResponderExcluir