sexta-feira, 9 de julho de 2010

FILHOS DE UNIÃO


Recebi email do meu irmão, Luiz Gonzaga Pierote, sobre os feitos de filhos de União e é sempre bom postar notícias de unionenses que fazem sucesso pelo mundo afora. Hoje homenagearemos Antonio da Rocha Júnior, filho do ilústre unionense, Dr. Antonio Rocha. Ele, arquiteto, professor das disciplinas Desenho Geométrico, Perspectiva e Projeto Arquitetônico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza-Unifor. Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará. Ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE). 



É com muita alegria que comunicamos aos que nos acompanham neste blog que fomos um dos contemplados com o Prêmio Literário para Autores Cearenses, concurso público promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará-Secult. O Prêmio selecionou cearenses ou pessoas radicadas no Ceará, dentre escritores, editores, quadrinhistas, pesquisadores, ilustradores, cordelistas, artistas e autores de projetos gráficos em Literatura e Cultura em reconhecimento à originalidade, qualidade intelectual e técnica de seus trabalhos.

Nós concorremos na Categoria Prêmio Guilherme Studart de Ensaio sobre Tema Cultural inédito com a obra Divina proporção: aspectos filosóficos, geométricos e sagrados da seção áurea. O texto versa sobre a proporção áurea, que é encontrada em estruturas da natureza e largamente utilizada, da pré-história à modernidade, como ordenamento de algumas manifestações artísticas e tem sua resolução geométrica contida em Os Elementos de Euclides (330-275 a.C), obra fundamental da geometria. O objetivo do livro apresentado ao Prêmio é proporcionar uma visão ampla e histórica da seção áurea, incluindo a sua compreensão espacial, seus aspectos simbólicos e místicos, as demonstrações algébricas, e sua ocorrência em estruturas da natureza e no ordenamento de obras de arte. No caso específico da relação da seção áurea com distintas manifestações artísticas, a idéia é contribuir com a compreensão ou o estabelecimento de um significado das artes de caráter genérico e englobante, passível de ser compreendida por uma gama de leitores e até utilizada como instrumento de trabalho por arquitetos e artistas.

A Comissão de Seleção do concurso foi composta por 15 membros escolhidos conforme sua competência profissional, incluindo críticos literários, professores universitários, personalidades destacadas no meio literário e no mercado editorial. Os projetos classificados devem receber recursos, a título de prêmio, que variam entre R$ 4.285,71 (a maior parte das categorias) e R$ 2.857,14. Os contemplados receberão também, de acordo com as propostas editoriais apresentadas e analisadas pela Comissão, recursos para publicar, no mínimo, 1000 exemplares, destinando 40% da tiragem às bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Mais informações: http://www.secult.ce.gov.br/categoria1/premio-literario-para-autores-cearenses/premio-literario-para-autores-cearenses.
________

Quem foi Guilherme Studart 

Nascido em Fortaleza em 1856, filho do inglês Willian Studart, cônsul britânico no Ceará, e de Leonisia de Castro Studart. Formou-se em Medicina pela Faculdade da Bahia, em 1877 e foi um dos fundadores do Instituto Histórico do Ceará. Exerceu o cargo de médico da Santa Casa de Misericórdia por muitos anos; após a morte do pai herdou a função de vice-cônsul britânico no Ceará e como historiador e intelectual produziu vários livros e artigos nos diversos campos do conhecimento destacando-se a História do Ceará. Escreveu mais de cem livros, e para isto montou sua própria tipografia: Typographia Studart.

Fundou, juntamente com outras personalidades, o Centro Abolicionista, a Associação Médico-Farmacêutica do Ceará (1934), o Centro Médico Cearense (1913), o Círculo Católico (1913), o Circulo de Operários Católicos (1915), o Instituto Pasteur (1918) e uma filial da Cruz Vermelha no Ceará (1918). É um dos fundadores da Academia Cearense de Letras , onde é patrono da cadeira nº 11. Faleceu no dia 25 de setembro de 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário