sábado, 30 de julho de 2011

LANÇADA COMPANHIA DE TEATRO EM UNIÃO



Nesta sexta-feira (29), foi lançado em União mais um projeto dedicado à juventude do município. Foi criado o Grupo de Teatro de U. E. Lilásia Marques e lançado o Curso de iniciação Teatral para alunos de unidade e comunidade.Para iniciar o evento os alunos fizeram uma caminhada pela Avenida Filinto Rêgo até a Praça do Mercado, acompanhados pelos integrantes do Grupo Sinos de Teatro e pela banda de Música da Unidade Escolar Padre Luis BrasileiroPara o coordenador do projeto do curso de iniciação ao teatro, o ator Victor Sampaio, o curso é apenas o início de um grande trabalho que será desenvolvido em União. “Nossa idéia é criar um grupo de pesquisa para intercalar o teatro com a história do município e levar não só os atores, como também um pouco da cultura de União para o restante do mundo”,ressalta.Além dos alunos da U. E. Lilásia Marques, também compareceram alunos, diretores e professores das escolas da zona rural, como David Caldas, Liberdade, Novo Nilo, Bela Fonte, Soares, Mundo Novo e Baixa Grande, Projovem e pessoas atendidas pelo Caps.A Secretária de Educação do Município, Dolores Vieira, parabenizou a Unidade Escolar pela recepção do projeto e falou da importância das ações voltadas para a juventude. “Projeto como este são essenciais para o nossos jovens porque eles ajudam a revelar talentos e capacidades e a U. E. “Lilásia Marques está de parabéns por poder conviver durante um ano com profissionais deste nível”, afirma.Quem também fez questão de comparecer ao lançamento foi o renomado estudioso do teatro piauiense Aci Campelo. “A criação deste curso é uma ótima oportunidade de integração do teatro e da escola. O teatro é uma das formas mais importantes de se fazer história, de se estudar e de socializar. Estou muito feliz de União desenvolver um projeto como este e tenho certeza que só surgirão bons frutos dessa iniciativa”, afirma. O lançamento oficial foi realizado pelo Prefeito José Barros que lembrou a importância da juventude para o desenvolvimento da cada município. “A juventude está entre os setores mais importes de uma sociedade, e esse é nosso maior desafio como gestor, promover ações que trabalhem os jovens, pois são eles os nossos profissionais de amanhã. Acredito que a educação seja o caminho e a educação de qualidade tem que ter teatro e dança e hoje em União nos temos is dois”, ressalta José Barros.

Após o lançamento oficial foi realizada a apresentação do espetáculo de rua “Dona Flor e seu único e futuro marido”, do Grupo SINOS de Teatro de Tere
Texto e Fotos : Aldo Melo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

RIACHO DO TATU - PARAÍSO A SER PRESERVADO



O Riacho do Tatu está situado na localidade Montevidéu, próximo à Santa Rosa, 28 KM de União.

A natureza caprichou neste local tórrido e colocou o riacho de águas límpidas a deslizarem no leito de pedras ordenadas ou não, piscinas naturais, cujo conjunto proporciona a harmonia que encanta.

É uma passagem de lages aqui, uma queda d’água ali, uma pedra furada (olho de peixe), beleza incomparável. Um paraíso quase intocado ainda.

Mas União tem muito mais e nós vamos mostrar tudo até você ficar encantado.
Chegar ao Riacho do Tatu é fácil: estrada da Excelência em linha direta, ou pela estrada da Estrela, ambas dão acesso à localidade Montevidéu, das residências até este paraíso são aproximadamente mil metros de trilhas. Mas atenção! Quem for ao local, não deve deixar lixo nem agredir a beleza que Deus criou ali. Estas imagens são de 21 de julho de 2011, às 09horas da manhã.

Texto e Fotos : Francisco Marques


quarta-feira, 6 de julho de 2011

PIAUÍ TRILHAS ECOTURISMO EM UNIÃO


A cidade de União recebeu esse fim de semana (02 e 03/07) a visita da Turma do Piauí Trilhas Ecoturismo com o objetivo de catalogar e colocar no cronograma da empresa as trilhas da zona rural de União. A Piauí Trilhas Ecoturismo há muito tempo faz esse trabalho no interior do Estado do Piauí através do Projeto Conheça o seu quintal com o desejo de ver o Piauí conhecido e valorizado no setor ecoturístico.
O projeto começou em 1999, um grupo de amigos, com a idéia de conhecer lugares na natureza. Nas trilhas do Piauí se arriscando muitas vezes em lugares desconhecidos, ao tempo que recebiam muita hospitalidade do matuto, o homem simples e desconfiado do campo. Redescobrindo lugares esquecidos e conhecendo lugares incríveis.
O projeto Conheça o Seu Quintal já percorreu mais de trinta rotas alternativas por terras piauienses, roteiros que não se encontram nos pacotes turísticos de nenhuma empresa privada do setor do ramo de turismo e viagens. As rotas incluem municípios com suas mais variadas características. São distancias que variam de 37 a 874 km.
Ladeados por Brígido Neto e Karla Lobão, a empresa visitou o município principalmente na zona urbana, locais como: Orla do Rio Parnaíba, Apache Clube, Barragem, Morro do Cruzeiro. Para zona rural ficou marcado visitas na região da Formosa, Vale do Tucunaré, Assentamentos dentre outros. A chefe da empresa, Elane, em conversa com Marcelo Cruz (gerente de cultura) e Povino Cardoso (secretário de esporte, lazer e turismo), se prontificou em catalogar todo o potencial da cidade de União e divulgar o Ecoturismo dentro do município.
A vinda da Piauí Trilhas Ecoturismo teve todo o apoio da Prefeitura Municipal de União. Ficaram acampados no Bar Recanto do Caranguejo que teve à noite um show todo especial com Jr. Caixão (guitarrista da Banda Validuaté).
Texto: Brígido Neto