sábado, 7 de maio de 2011

I ENCONTRO RISO POÉTICO



O Salão Internacional de Humor do Piauí realiza encontro literário dentro da programação do 28º Salão Internacional de Humor do Piauí. Quarta feira, 11 de maio, acontece o I Encontro Riso Poético, no espaço Osório Junior, Clube dos Diários, a partir das 18 horas. A programação do Encontro Riso Poético promete um encontro entre gerações e estilos literários, com lançamento de livros, concurso de poesias falada e escrita, apresentações poéticas e homenagens ao poeta Luciano Almeida e Cora Coralina, que é a poeta homenageada do encontro.

Durante o Encontro Riso Poético serão lançados livros dos escritores José Augusto, Rubervam Du Nascimento e Marleide Lins. O jovem escritor José Augusto, publicitário, poeta e contista baiano radicado em Teresina, fará o lançamento dos Livros O outro lado do olho [poesia] e Imagine alguém te olhando do escuro [contos]. Sobre sua arte José Augusto afirma que "A Literatura é a minha salvação pessoal e liberação dos meus demônios". O Outro lado do olho foi escrito durante o período de 2002 a 2009. Imagine alguém te olhando do escuro, livro de contos e crônicas, foi escrito em quase toda sua totalidade em Teresina, onde o escritor reside desde 2007, reúne 48 histórias e quase 190 páginas.

Outro lançamento da noite será a obra Os cavalos de Dom Ruffato de Rubervam Du Nascimento, obra que venceu o Prêmio Literário Cidade do Recife [2004]. Sobre o livro, a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife Heloisa Arcoverde de Morais escreveu: “Ao falar de cavalos, Rubervam fala de homens, da vida e seus mistérios. Um belo livro para quem busca na poesia a magia da linguagem”

Poeta de origem maranhense que reside em Teresina desde a década de 1970, Rubervam é autor dos livros A profissão dos peixes livro que foi transformado por seu autor num recital performático, denominado Corpo-a-corpo, levado com muito sucesso por todo o Brasil – e Marco Lusbel desce ao inferno, livro com o qual venceu o I Concurso Blocos de Poesia [RJ]. Rubervam Du Nascimento compõe a editoria de literatura da revista de cultura Pulsar e já presidiu a União Brasileira de Escritores do Piauí – UBE/PI.

“Mulher no 3º milênio” é o tema central do 28º Salão Internacional de Humor do Piauí. Em consonância com o tema o Encontro Riso Poético apresenta o lançamento do livro De mulher: escrevem, Para Mulher: Elas inspiram, editado e organizado pela escritora Marleide Lins, um livro com perfil gráfico duplo. Um lado do livro intitula-se, “de Mulher (elas escrevem)”, e apresenta poemas de dez escritoras contemporâneas: Bernadete Ferraz, Claudia Simone de Oliveira Andrade, Graça Vilhena, Fátima Castelo Branco, Laís Romero, Marleide Lins, Nette Alencar, Rosa Kapilla, Shara Jane Holanda Adad, Valmira Cabral. O outro lado do livro “para Mulher (elas inspiram)”, são crônicas, poemas, textos biográficos literários em homenagem a mulheres que se destacam ou se destacaram em nossa sociedade, moldando seu tempo, como Esperança Garcia, Francisca Trindade, Maria da Inglaterra, Genu Moraes Marinalva Santana entre tantas outras que compõem a obra.

A organizadora do livro, Marleide Lins, fala da importância deste trabalho para a literatura feminina no Piauí. “Com esta publicação, pretende-se contribuir para a identificação e valorização de escritoras que produzem na contemporaneidade, como também homenagear mulheres, grandes musas inspiradoras. Registra-se, assim, a participação da mulher e sua representatividade no processo literário piauiense”, comenta Marleide.

Durante o Encontro Riso Poético será realizada a premiação dos vencedores do I Concurso Riso Poético, com o prêmio Poeta Luciano Almeida. O homenageado Luciano Almeida era poeta, contista, cronista e professor. Nasceu na cidade de Teresina no Piauí no dia 9 de outubro de 1979, é filho de Helena Almeida e José Almeida. Luciano Almeida faleceu prematuramente em fevereiro de 2009, e recebe a justa homenagem da Fundação Nacional de Humor do Piauí, este que foi um poeta conhecido nas rodas de poesia da cidade e atuante no movimento literário de Teresina.

Na noite do Encontro Riso Poético haverá ainda a apresentação do grupo poético Academia Onírica, concurso de poesia falada e escrita e espaço aberto aos poetas. Uma noite de pura e genuína literatura piauiense contemporânea, oportunidade de ver e absorve a produção literária do nosso Estado, um acontecimento lúdico para todas as idades e predileções.

Box

O jovem escritor José Augusto aproveita todas as possibilidades que a internet hoje possibilita aos escritores que estão fora dos grandes circuitos literários. Blogs e site de editoras virtuais são hoje uma realidade aos novos autores. Aproveitando essa nova ferramenta de produção e distribuição José Augusto lançou seus dois livros por uma editora virtual [Agbook.com.br] e durante o I Encontro Riso Poético estará também disponibilizando à venda seus livros em formato e-book. Mais barato e acessível a obra em formato e-book incentiva a leitura e propagação da produção literária. Quem se interessar em adquirir o e-book das obras de José Augusto basta levar um pen drive e comprar diretamente com o autor, que estará lançando suas obras e conversando com público sobre seu trabalho.

Fonte: João Henrique Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário